quarta-feira, 3 de março de 2010

Shantala - A terapia do toque

“Sim, os bebês tem necessidade de leite,
Mas muito mais de serem amados e receberem carinho
Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados”
(Leboyer)

A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.

O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.

Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.

"Shantala não é apenas massagem, é um ritual de carinho"

A shantala traz uma maior interação e troca de afeto entre pais e bebê
Ela é importante para o bebê porque o toque traz a lembraça dos movimentos intra uterinos, onde o bebê estava protegido pelo líquido amniótico e as pequenas contrações massageavam o bebê. Além de relaxar, acalmar, reduzir as cólicas e prizão de ventre.

Reserve pelo menos 20 minutos do seu dia para ter essa troca de afeto com seu bebê. Coloque uma musica relaxante, compre um bom óleo (tem óleos proprios para bebê) e comece a fazer esse carinho no seu filhote. Depois disso uns minutinhos no Tummy Tub (falo dele outro dia) e seu bebê vai ficar relaxado, traquilo, pronto para uma longa noite de soninho.

Esta é uma matéria bem legal explicando a Shantala

4 comentários:

Anônimo disse...

isso mesmo Liu !!! tem que fazer shantala no baby viu, é mto bommmmmmmmmm rsrsrs

L. disse...

Liu,

Como anda a gravidez?! Tranquila né?!

Gente, Shantala é uma delicia. Esse interação mãe e bebê e pai e bebê é extremamente importante para a consolidadção desses laços.
Pena que só rola isso qdo a gente é bebê né?! Eu bem que queria uma shantala nesse momento...mas acho que não rola...hahahaha!

Beijoca!

Minha deliciosa vida de noiva disse...

o que eu acho mais legalé que estreita os laços entre a mae e o filho
acho isso tão importante

As alegrias e angustias de ser mãe disse...

rsr.. vc acredita que eu não consigo fazer essa massagem no meu filho?
Quando estava gravida eu copiei um texto que explicava como fazer, mas a falta de tempo me impede... infelizmente......