quinta-feira, 18 de março de 2010

Como descobrir se seu GO é cesarista - Orientações

I Etapa:
Raramente os médicos darão dados a respeito de sua taxa de cesárea, e nem sempre assumirão a cesárea como seu jeito preferido de lidar com o parto. Ao responder à pergunta 2 você poderá ter uma idéia de quanto ele está convencido do parto normal: se a resposta for pouco afirmativa e colocar o parto normal como uma “possibilidade” da mulher que vai ser decidida na hora do parto, então você pode começar reconhecer nele um cesarista na prática. Enfim, o a quantidade de exame que ele considerará importantes darão a medida de seu apego à tecnologia e às intervenções.

>> Com esta primeira entrevista você já pode ter uma boa idéia do perfil do médico que a está atendendo. Poderá resolver que não é o que quer e mudar de médico ou continuará e chegará à II Etapa.

II Etapa:
Neste segundo momento você entra mais no mérito da questão, começando a falar sobre posições de parto. Este assunto deve introduzir a fisiologia de parto, pois as posições não são arbitrárias, uma vez que a melhor posição é aquela que facilita o mecanismo do parto. Observe, portanto, qual caminho tomará a resposta. Em seguir você pode abordar diretamente o parto de cócoras – se é que isso não surgiu já na resposta anterior. Ao aproximar-se deste assunto, você estará descobrindo o quanto seu médico é intervencionista, pois no parto de cócoras necessariamente as intervenções são muito menores e surge a questão: como lidar com a dor? Há métodos não farmacológicos de lidar com a dor. Você sabia? Talvez nem ele saiba...

>> Se você se sentiu satisfeita com as respostas obtidas, se ao manifestar seu interesse e vontade de participar sentiu-se acolhida e não intimidada, se percebeu a disponibilidade dele em conversar com você sobre esses III Etapa:
Nesta etapa a situação “aperta” mais: há médicos que se dizem “normalistas” e não aceitam acompanhantes ou marido em sala de parto, abominam as Casas de Parto e acreditam piamente que o parto domiciliar é inseguro. A cada etapa você chega mais perto da verdade verdadeira, deixando para trás slogans fáceis e respostas prontas. Toda gestação termina entre a 38º e a 42º semana, sem perigosos. Não se deixe enganar com a idéia de que com 37 semanas seu filho estará pronto para nascer. Quando ele estiver realmente pronto para nascer você e ele saberão. Não seu médico. Não se deixe assustar por ameaças de perigos: no parto domiciliar, nas Casas de Parto ou em partos após cesárea. Todas as respostas na III Etapa remetem aos mais comuns e infundados mitos. Neste momento você vai medir o grau de segurança do seu médico – e o grau de sua atualização científica.

>> Se continuar se sentindo satisfeita com o andamento da relação com seu médico, se sentir confiança nele e achar que está em boas mãos, chegará à IV Etapa, onde você irá testar o grau de autonomia que ele aceita em uma parturiente.

IV Etapa:
Apesar de, em alguns poucos lugares no Brasil o pai e acompanhante terem direito por lei a estarem ao lado da parturiente, o que estamos querendo saber agora não é se o médico (e o hospital) sabem disso e aplicam a lei, mas se eles entendem o parto como um evento da mulher e do casal, em primeiro lugar. Há profissionais que, na verdade, sentem-se inseguros se houver alguém, além de sua equipe de confiança, de pé, observando o que fazem. O tipo de leitura que ele recomenda (se recomendar) também será um indício claro de sua visão do parto e da mulher nesta hora. O fato de achar importante uma preparação para o parto e qual preparação (já que há vários tipos dela) mostrará se ele acredita que o parto necessita da participação ativa da mulher (por isso ela deve se preparar) e enfim, a hora que ele indica como boa para chegar à maternidade vai lhe dizer o quanto o parto é para ele um fenômeno natural que não deve sofrer intervenções inúteis, porque quanto antes você chegar à maternidade, mais intervenções sofrerá e mais provavelmente terminará sendo submetida a uma cesárea.

retirado do site da ONG Amigas do Parto

2 comentários:

Minha deliciosa vida de noiva disse...

complicado isso viu?
eu nao quero me lascar toda nem sentir dor
aff so de pensar nas palavras de dica me contando da tortura que foi trazer dudinha ao mundo eu me arrepio toda

Minha deliciosa vida de noiva disse...

amiga
mandei meu convite pro seu email
mas ja botei ele em meu blog
tem seu nome
aff amiga tô tao preocupada com esse cha